quinta-feira, 10 de março de 2011

8. VOLVIÓ LA PECOSITA

1. Scrivi [Lady love] Charlie Rich; v.: Carlo Rossi – Escribe
2. If you got a mind to [P.Barret-R.Mangeri] – Si quisieras
3. Splish splash [Bobby Darin-J.Murray] – Plif, Plaf
4. San Francisco de Asis [Lake-Green-Marmion; v.: Migliacci]
5. Baby [When ya kiss me] Jackie DeShannon-Sheeley
6. Tango della scuola [Lina Wertmüller-Nino Rota] Tango de la escuela

1. Viva la pappa col pomodoro [Lina Wertmüller-Nino Rota]
2. Lipstick on your collar [E.Lewis-C.Goehring] – Rouge en tu cuello
3. Turn her down [B.Raleigh-M.Bargan] - Despídela
4. Sei la mia mamma [Lina Wertmüller-Nino Rota] Eres mi madre
5. Rubber ball [A.Orlowski-A.Schroeder] – Pelota de goma
6. Pido paz [Just once more] Al Western;  v: Jorge Renner


lançado na Argentina:  Abril 1965.


Em Junho 1964, Rita aparecia na TV e radios dos EEUU para divulgar seu primeiro LP em inglês e o 45 rpm ‘Remember me’, que não passou do 28º lugar da Billboard, em 4 junho 1964.  Na America Latina, em compensação, Rita era sensação com ‘Datemi un martello’ no topo da parada em varias capitais. De New York ela voou à Buenos Aires onde se apresentou com grande sucesso, tendo sido recebida na Casa Rosada pelo Presidente Arturo Illia.  Em São Paulo e Rio de Janeiro poucas vêzes um cartaz internacional teve tanta aceitação pública, excetuando-se Nat ‘King’ Cole em 1959, que encheu dois Maracanãzinhos e vários Paramounts. Rita não foi recebida pelo presidente do Brasil pelo simples fato de que dois meses antes, Abril ’64, tinha havido um Golpe Militar que derrubou o dinâmico presidente João Goulart, para colocar em seu lugar um general golpista baixinho, sem pescoço e de pouco charme.

Quase um ano depois, Abril/Junho de 1965, Rita volta para mais uma tournee sul-americana.  A RCA Victor do Brasil lançou ‘Ritorna’, em comemoração à sua 2ª visita. A Argentina lançou ‘Volvió da Pecosita’ [Voltou a Pintadinha]. A popularidade da italianinha continuava no auge, embora em 1965 ela já não estivesse mais no 1º lugar das paradas no Brasil.  Na Argentina, no entanto, Rita continuava em 1º lugar com ‘Pido paz’, versão em espanhol de ‘Just once more’. Os argentinos talvez fossem os maiores fãs de Rita Pavone fora do território italiano.

A RCA da Argentina, que tinha como diretor Rafael Abud, um homem de visão, conseguiu com ‘Volvió la Pecosita’ fazer um album bem internacional, tendo usado 6 faixas do ‘Small Wonder’, 2º album norte-americano de Rita;  2 faixas em lingua espanhola;  3 faixas tiradas do LP italiano ‘Gian Burrasca’, sendo que ‘Tango della scuola’ foi especialmente escolhida por ser um tango, a paixão nacional argentina; ‘Scrivi’ era ‘sobra’ do ano anterior, mas uma gravação de altíssima qualidade.

Ritorna’ [brasileiro] e ‘Volvió da Pecosita’ [argentino] são similares. Vejamos: ‘Ritorna’ é um terço ‘Small Wonder’ [4 faixas]; 2 faixas do LP ‘Gian Burrasca’; algumas ‘sobras’ de LPs ou compactos-simples como ‘Lui’/’La forza di lasciarti’, o lançamento mais recente de Rita na Itália, que ainda entraria na competição Cantagiro ’65 nos meses seguintes.

Qual LP ficou melhor?  Depende do fã. Eu gosto mais do ‘Volvió la Pecosita’ por causa de ‘Turn her down’, ‘If you got a mind to’ e ‘Rubber ball’, que considero ótimas. A inclusão de ‘Tango della scuola’ tb. deixou o LP portenho espetacular, além das gravações em língua espanhola, que deu-lhe uma singularidade especial. No entanto há fãs que gostam mais do ‘Ritorna’ [brasileiro], como nosso colega argentino Enrique Rabaudi, que tem um preferência especial por ‘Wait for me’. Talvez fora o caso de gostarmos do disco que não tínhamos em nossa coleção.

Me lembro da primeira vez que vi [e ouvi] o LP ‘Volvió la Pecosita’, importado da Argentina.  Era de Silvia Jentsch, uma colega de Fã-Clube Rita Pavone, da Vila Mariana [São Paulo]. Fui à sua casa, na Vila Clementino, e me deparei com essa raridade.  As músicas que mais me chamaram a atenção foram aquelas que eram inéditas no Brasil e continuariam sendo durante muito tempo.


‘SCRIVI’ [Lady love] – abrindo o LP um sucesso do ano anterior.  Não sei se foi grande sucesso [exito] na Argentina.  Aqui no Brasil, Rita a apresentou em primeira mão no ano anterior, acompanhada por The Clevers, que depois a acompanhou em tournee pela Italia. Vide comentários em ‘Ritorna’.

‘IF YOU GOT A MIND TO’Si quisieras – Uma faixa bem movimentada. É dificil escutá-la e ficar parado, principalmente o interlúdio super-incrível que Charles Callelo bolou.  É realmente uma pena os brasileiros não a terem conhecido.  É o convite de uma garota estimulando o namorado a ‘ir em frente’:  ‘Se você quiser, pode me abraçar, pode me beijar’.  Na ‘bridge’, Rita arraza com a indecisão do mancêbo:  ‘Se você continuar esperarando muito eu vou ficar velha de cabelos brancos.  Por que você demora tanto?’  Pensando bem, o 2º LP americano de Rita é bem mais ‘saidínho’ [avançadinho sexualmente] que o 1º.

‘SPLISH SPLASH’Plif-plaf – No Brasil tinha sido sucesso na voz de Roberto Carlos antes de ele se tornar uma celebridade a partir do programa Jovem Guarda, iniciado em agosto de 1965.  A gravação de RC no entanto não tinha nada a ver com o original. O arranjo de Teacho Wiltshire é ótimo com trombones e trumpetes bem ao gosto desse maestro. Vide comentários em ‘Ritorna’.

‘SAN FRANCISCO DE ASIS’ – Já conhecia ‘San Francesco’ [vide ‘Ritorna’] acompanhada pelas lindas guitarras [quase portuguesas] dos Rokes.  No entanto, nessa gravação cantada em espanhol, Rita é acompanhada por uma orquestra inteira dirigida por Luis Enriquez.  É bonitinha, mas os rockeiros, mais uma vez, passam longe dessa faixa. É muita santidade para jovens adolescentes com hormônios enlouquecidos.  Tá certo que o santo era simpático e até ecologista, mas ninguém é de ferro para aguentar tanta xaropada!

‘BABY’ [When ya kiss me] – Quando você me beija – Orquestra dirigida por Sammy Lowe, com uma interpretação singular, cheia de ‘oo lah lahs’ e ‘ma ma yê’s, que não deixam de ser simulações de orgasmos ou quasi-orgasmos. A autora é Jackie DeShannon, broto rockeiro apelidada de ‘Elvis de saias’ nos idos 1957, quando ela aportou aqui na America do Sul, parte de uma troupe chamada Rock’n’roll Fantasy que apresentou o novo rítmo fascinante às platéias ao sul do Rio Grande.

‘TANGO DELLA SCUOLA’Tango de la escuela – Essa foi a faixa que mais causou sensação entre os fãs, principalmente Silvia, a dona do disco, que era fã de tangos.  Eu tinha sido fã de tangos quando menino, talvez mais pelas orquestrações do que as letras que eu não  entederia. Não sabíamos que esse ‘Tango de la escuela’, como os argentinos o chamavam, era parte da mini-série ‘Il giornalino di Gian Burrasca’, uma obra completa. Sabíamos que havia alí uma revolta contra um sistema escolar tirânico, mas não sabíamos que era uma história passado no início do século XX.

‘VIVA LA PAPPA COL POMODORO’ – Viva la sopa con tomate – Faixa tirada da mesma mini-série de ‘Tango della scuola’, embora não houvesse maiores informações na contra-capa do LP.  É um hino à rebelião geral.  Joãozinho Furacão se rebela contra a tirania da hierarquia escolar, organiza seus colegas internos em protesto contra a qualidade da comida servida [uma papa de pão molhado com pedaços de tomates]. ‘La pancia che borbota è causa del complotto è causa della lotta, abasso il diretor!’  'A barriga que ronca é a causa do complô, é a causa da luta, abaixo o diretor!'  Convite à revolta e a derrubada do poder constituído.  Uma obra devéras revolucionária, tendo um lado cômico.

‘LIPSTICK ON YOUR COLLAR’ Rouge en tu cuello – vide ‘Ritorna’ – Connie Francis levou ‘Lipstick...’ ao # 5 da Billboard em 1º Junho 1959 e Selma Rayol [irmã do Agnaldo] gravou a versão ‘Batom no colarinho’ logo depois.  Mina tb. gravou uma versão na Italia. Aqui Rita serve um ‘prato requentado’, mas com arranjo bem moderno para 1965, com a introdução de pandeiro-sem-o-couro-do-arco, que era a ultima moda na musica pop.  Os metais do maestro Charles Callelo também acentuam o rítmo com gosto.

‘TURN HER DOWN’Despídela – com arranjos de metais do fabuloso maestro Teacho Wiltshire, essa é minha faixa preferida [em inglês] do disco.  É a garota dando conselho ao namorado dizendo que ele tem que ‘dizer não’ a outra que se apaixou perdidamente por ele. 'Não é sua culpa se você pensava que a amava e agora mudou de sentimentos.  É melhor você terminar com ela o mais rapido possivel, pois assim ela sofrerá menos'.  Depois do interlúdio Rita canta: ‘Sometimes de ways of love are very strange but if you put it up, a-what will you gain?’  'As vezes o amor é estranho, mas de que adianta v. segurar essa barra?   E os metais comendo solto no back-ground.

‘SEI LA MIA MAMMA’Eres mi madre –  É uma valsinha lenta sobre a meiguice da mãe do Giannino. Bonita, mas não para rockeiros que simplesmente pulavam essa faixa, como o diabo foge da cruz ou um vampiro de restilhas-de-alhos e crucifixos.

‘RUBBER BALL’Pelota de goma – Apesar de ser ‘anacrônica’, pois Bobby Vee a levou ao # 6 da Billboard em 12 Dez 1960, o arranjo de Charles Callelo é sensacional desde o início, com tambores lembrando o movimento de uma bolinha-de-borracha que pula p’ra-lá-e-p’ra-cá na mão do namorado que a faz de boba.  O coral vai repetindo ‘bouncy-bouncy’ [repeteco-repeteco]... e a garota reclamando que 'até seu coração já se estica igual uma borrachinha elástica [rubber-band].  Você me aperta até eu ficar tôda encendiada... e igual a uma bolinha de borracha eu sempre volto saltitando a você'.  O tema sexual continua forte.

‘PIDO PAZ’ Just once more – ‘Peço paz’, gravado aqui por Wanderléa, que apesar de ter um registro vocal totalmente diferente da Pintadinha, conseguiu passar à gravação o mesmo ‘desepêro’ sexual da original.  Casal de namorados no cinema tirando o maior sarro da paróquia. Daí Rita grita: ‘Peço paz’... pedindo ao rapaz que modere em suas carícias, pois ela já não está mais agüentando – ‘Encuanto empieza anochecer comienzas con tus besos, me dás tu amor con tal passión que pienso enloquecer - no sigas, ya es demasiado amor’.  Mais adiante o namorado a convida a ir ao cinema:  ‘a la mitad de la función me quiero levantar, gritando’... isso pressupõe que a garôta deve ter tido um orgasmo e quer se levantar no meio da sessão de cinema.  Essa é a musica mais sexual que Rita gravou.  Orgasmos múltiplos é o assunto principal.



Compactos-simples de Rita Pavone lançados na Argentina:

1. La partita di pallone / Come te non c’è nessuno
2. Il ballo del mattone / Abbiamo 16 anni
3. Cuore / Alla mia età
4. Non è facile avere 18 anni / Son finite le vacanze
5. Wenn ich ein Junge wär’ / Sul cucuzzolo
6. Datemi un martello / Che m’importa del mondo
7. Somigli ad un’oca / Quando sogno
8. Remember me / Just once more
9. Pido Paz [Just once more] / Te imploro amor [Remember me]
10. Scrivi / Ti vorreri parlare
11. L’amore mio / San Francesco
12. Lipstick on your collar / Splish splash
13. Viva la pappa col pomodoro / Sei la mia mamma
14. Viva las papas con tomate / No lo puedo olvidar [Lui]
15. Lui / La forza di lasciarti
16. Supercalifragilistic espiralidoso / Plip
17. Stasera con te / Solo tu
18. Qui ritornerà / Il geghegè
19. Fortissimo / La sai troppo lunga
20. Gira gira / Mamma dammi la panna
21. Questo nostro amore / La zanzara


Pesquisando a lista de compactos-simples lançados na Argentina cheguei a estarrecedora conclusão de que Rita teve mais singles lançados na Argentina do que na Italia, seu país de origem.  Poderia-se dizer, então, que Rita fez mais sucesso no Prata do que na Península?

A discografia argentina é incrívelmente diversificada tendo singles em alemão [‘Wenn ich ein Junge wär’], em espanhol [‘Pido paz’, ‘Viva las papas con tomate’], além de ‘anomalias’ do tipo ‘Somigli adun’oca’/’Quando sogno’ e ‘Lipstick on your collar’/’Splish-splash’, que não sairam como single em lugar algum do mundo.

Os argentinos foram mais leais à Pintadinha que os brasileiros, que depois de ‘Ritorna’ não lançaram mais nada durante mais de um ano [1965/1966].  Na Argentina lançou-se ‘Solo tu’/’Stasera con te’ [aqui totalmente ignorados], além de ‘Questo nostro amore’, tema-principal do filme ‘Não brinque com o mosquito’, que não deu o ar da graça por essa paragens.

Aqui abaixo há uma comparação entre os singles argentinos e italianos. O período vai de 1963 a 1967, quando Pavone deixou a RCA Italiana e foi gravar na Ricordi.  Não estão incluídos os 45 giri ‘promocionais’ ou os três 45 giri que a RCA Italiana lançou depois da partida dela da multinacional norte-americana.





Argentinos                                                        Italianos

1. La partita.../ Come te non c’è nessuno         La partita / Amore twist
2. Il ballo del mattone / Abbiamo 16 anni         Come te... / Clementine
3. Cuore / Alla mia età                                     Alla mia età / Pel di carota
4. Non è facile... / Son finite le vacanze             Cuore / Ilballo del mattone
5. Wenn ich ein Junge wär’ / Sul cucuzzolo       Non è facile.... / Son finite...
6. Datemi un martello / Che m’importa...           Datemi un martello /Che m’importa
7. Somigli ad un’oca / Quando sogno                Scrivi / Ti vorrei parlare
8. Remember me / Just once more                     L’amore mio / San Francesco
9. Pido Paz / Te imploro amor                           Viva la pappa / Sei la mia mamma
10. Scrivi / Ti vorreri parlare                              Lui / La forza di lasciarti
11. L’amore mio / San Francesco                      Plip / Supercalifragilistic
12. Lipstick on your collar / Splish splash           Solo tu / Stasera con te
13. Viva la pappa... / Sei la mia mamma             Il geghegè / Qui ritornerà
14. Viva las papas... / No lo puedo olvidar         Fortissimo / La sai troppo lunga
15. Lui / La forza di lasciarti                               La zanzara / Perchè 2 non fa 3
16. Supercalifragilistic espiralidoso / Plip             Mamma panna / Col chicco
17. Stasera con te / Solo tu                                Gira gira / Dove non so
18. Qui ritornerà / Il geghegè                              Questo nostro amore / Una notte...
19. Fortissimo / La sai troppo lunga                    Non dimenticar le mie parole /
20. Gira gira / Mamma dammi la panna    
21. Questo nostro amore / La zanzara

Nenhum comentário:

Postar um comentário