quinta-feira, 10 de março de 2011

5. SMALL WONDER

S M A L L    W O N D E R   -  LSP-2996

1. Wait for me  [Sylvia Dee-Arthur Kent]  ar.:  Marty Manning
2. If you got a mind to  [P. Barrett-R. Maugeri] ar.:  Charles Calello
3. Splish splash  [Bobby Darin-Jean Murray] ar.:  Teacho Wiltshire
4. He’s got everything  [Doc Pomus-Mort Shuman]  ar.: Sammy Lowe  +
5. Turn her down [Ben Raleigh-M. Barkan]  ar.: Teacho Wiltshire
6. Baby [When ya kiss me] – Jackie DeShannon-Sheeley – ar.: Sammy Lowe [+]

1. It’s not easy  [Bernabini; English w: George David Weiss] ar.: Sammy Lowe +
2. Lipstick on your collar  [E. Lewis-G. Goehring]  ar.: Charles Calello
3. I’ll wait and wait  [Ben Raleigh-John Gluck, Jr.]     ar.: Sammy Lowe  +
4. Rubber ball  [A. Orlowski-A. Schroeder]  ar.:  Charles Calello
5. No one else will ever touch me  [Vassallo;  English words: Ebb]
6. How low is low  [Ben Raleigh-Jeff Barry]  ar.: Sammy Lowe  [+]


Lançado nos USA:  Dezembro 1964

+  produzido por Hugo & Luigi:
9 Janeiro 1964 – ‘He’s got everything’ orquestra de Sammy Lowe
10 Janeiro 1964 – ‘It’s not easy’ e ‘I’ll wait and wait’ arranjadas por by Sammy Lowe
‘Baby' e ‘How low is low’ foram, provavelmente, gravadas na mesma data, por Hugo & Luigi

todas as outras faixas foram produzidas por Joe Rene:
7 Julho 1964 – ‘Turn her down’ e ‘Splish splash’ arranjadas por Teacho Wiltshire
8 Julho 1964 – ‘Rubber ball’, ‘If you got a mind to’ e ‘Lipstick on your collar’ por Charles Calello
9 Julho 1964 – ‘Wait for me’ arranjada por Martin Manning.

‘Small Wonder’, que pode ser traduzido como Pequena Maravilha ou 'Só tinha que ser' foi o segundo [e ultimo] LP de Rita Pavone nos Estados Unidos. Na verdade, é uma pequena miscelânea, já que quase metade do micro-sulco foi produzido por Hugo & Luigi, dupla de famosos produtores independentes, e o resto das faixas produzidas por Joe Rene, o produtor ‘in totum’ do 1º LP.

No final de 1963 a RCA Victor norte-americana, vendo que a rockeira italianinha vendia aos milhões na Europa e America Latina, achou de bem trazê-la à New York para ali gravar um disco para o mercado yankee. RCA convocou Hugo & Luigi, que tinham levado a pequena Peggy March ao 1º posto da Billboard em 27 Abril 1963, com ‘I will follow him’, para fazer o mesmo com Rita. Não se sabe exatamente o que se passou no Estudio A da rua 24 em New York, pois Rita  gravou apenas cinco musicas em Janeiro de 1964, e o projeto não teve continuidade. Rita voltaria à New York em Maio, Junho e Julho de 1964 para continuar a maratona de gravações. Em Maio ela gravou todas as faixas do 1º LP norte-americano, que foi lançado em Junho, juntamente com o 45 rpm ‘Remember me’/’Just once more’.

No final de 1964, a RCA finalmente lança o ‘Small Wonder’, contendo as primeiras gravações produzidas por Hugo & Luigi e as ‘sobras’ das sessões com Joe Rene. ‘Small Wonder’ não tem a homogeneidade artística do ‘International Teen-age Sensation’, nem sua alta-qualidade, mas traz pérolas como ‘Turn her down’, ‘If you got a mind to’ e ‘Wait for me’, linda balada e a ultima a ser gravada, que a RCA tinha como ‘trunfo’ para subir aos píncaros da parada da revista Billboard. Só que entre o convite à Rita para gravar para o mercado norte-americano e seu lançamento aconteceu algo inusitado:  o aparecimento dos Beatles e a mudança total dos ventos.  Durante o primeiro semestre de 1964 os USA foram invadidos pelos vários conjuntos inglêses ‘cabeludos’ e o gosto dos teen-agers de lá mudou radicalmente. De-repente a ‘mocinha chorosa’ representada pela Little Peggy March ficou ‘demodê’... e as músicas que Rita gravou eram exatamente nessa veia.

Infelizmente Rita chegou tarde demais aos USA.  Esse porém não foi o único obstáculo de Rita. O adolescente dos Estados Unidos nunca teria um ídolo que fala [ou canta] com ‘sotáque’, pois lembrariam de seus próprios pais imigrantes operários, quitandeiros ou lixeiros. Rita nunca teve a mínima chance de ‘vencer’ nos EEUU pois ela era ‘estrangeira’ e ‘estrangeiros’ são consideredos ‘inferiores’ aos olhos do norte-americano.  Essa é a triste realidade no grande irmão do norte.

Então, não consideremos os êrros e tropeços gramaticais que Rita eventualmente comete nessas gravações e vamos comentar as faixas pelo simples valor intrínseco delas, ou ‘face-value’ [valor de face]. Para o norte-americano, Rita era ‘lixo’, mas para nós, latinos-americanos, Rita era o que havia de melhor e mais moderno.  Uma rockeira da pôrra! Afinal nós éramos um país atrazado do Terceiro Mundo que olhava o Primeiro [Mundo] com olhos arregalados de cobiça e maravilhamento. Não mudamos muito desde então.  Continuamos a ser um país que exporta matéria prima para países mais adiantados tecnicológicamente [China atualmente] que nos enviam produtos industrializados de valor-agregado. No entanto, devido à revolução da  informática,podemos dizer que a diferença entre esses mundos ficou menor.

Small Wonder’ nunca foi lançado no Brasil ou na Argentina, mas ele foi ‘retalhado’ e distribuídos nos dois países como parte de LPs [vide ‘Ritorna’ e ‘Volvió la Pecosita’], compactos-simples ou compactos-duplos.  Na verdade, as faixas não lançadas aqui ou na Argentina são exatamente as mais fracas do disco:  ‘He’s got everything’, ‘It’s not easy’ [versão de ‘Non è facile avere 18 anni’], ‘No one else will ever touch me’ [versão de ‘Come te non c’è nessuno’] e ‘How low is low’.  As duas versões de italianas são, realmente, bem fraquinhas.

‘WAIT FOR ME’Espere por mim –  [Sylvia Dee-Arthur Kent]  ar.: Marty Manning – Essa balada teria sido o single com o qual Rita ‘conquistaria’ os norte-americanos, mas isso não chegou a acontecer. Ela cantou diversas vêzes no ‘Ed Sullivan Show’, o programa de maior audiência de lá, mas seu sucesso pessoal de domingos não se traduziu na vendagem de discos.  Rita ficou tão próxima do ‘urso’ Ed Sullivan, que o convidou para ser seu apresentador no show que fez no Carnegie Hall em Janeiro de 1965.  ‘Wait for me’ é uma linda balada com um estilo que lembra levemente as da Brenda Lee em sua fase de ouro, sempre acompanhada ao piano. É uma garotinha pedindo àquele a quem ela idolatra, que espere até ela ficar ‘grande’.

‘IF YOU GOT A MIND TO’Se você quiser – vide ‘Volvió la Pecosita’ -

‘SPLISH SPLASH’ -  [Bobby Darin-Jean Murray] arranjo:  Teacho Wiltshire – Re-gravação de sucesso que Bobby Darin levou ao # 3 da Billboard em 30 Agosto 1958. Não faz muito sentido na voz de Rita, mas não deixa de ser interessante. Mais comentários vide ‘Ritorna’ e ‘Volvió la Pecosita'.

‘HE’S GOT EVERYTHING’ - [Doc Pomus-Mort Shuman]  ar.: Sammy Lowe – Os autores são da melhor qualidade no mundo do rock-pop, tendo composto mega-sucessos como 'A teenager in love' [Dion], 'Save the last dance for me' [Coasters], 'This magic moment' [Jay & the Americans], além de sucessos do Elvis Presley, como 'Little sister', 'Suspicion', 'Viva Las Vegas' etc. 'He's got everything' [Ele tem tudo] não chega a ser ruim... mas não tem nada de especial. Foi a primeira gravação que Rita fez nos USA.

‘TURN HER DOWN’ - [Ben Raleigh-M. Barkan]  ar.: Teacho Wiltshire. Para mim é a melhor faixa do disco. Os metais famosos de Mr. Wiltshire e a seção rítmica são impressionantes. Pena que não a lançaram no Brasil, pois é faixa para dançar sem parar. Vice comentários em 'Volvió la Pecosita'.

‘BABY’ [When ya kiss me] – Jackie DeShannon-Sheeley – ar.: Sammy Lowe.  Veja ‘Ritorna’ e ‘Volvió la Pecosita’ para mais comentários sobre ‘Baby’. Arranjo magnífico de Sammy Lowe, onde Rita se dá muito bem com um rítmo tão irregular.  Isso só mostrava que Rita era um ás do rítmo e cadência.

‘IT’S NOT EASY’Non è facile aver 18 anni - [Bernabini; E.w: George David Weiss] ar.: Sammy Lowe.  Versão para o inglês de ‘Non è facile avere 18 anni’.  Eu nunca fui fã do original, embora admita que o arranjo seja ótimo. Já o arranjo de Sammy Lowe não tem a mesma beleza do original.

‘LIPSTICK ON YOUR COLLAR’ - [E. Lewis-G. Goehring]  ar.: Charles Calello – Re-gravação de sucesso de Connie Francis.  Será que estava faltando material original na RCA?  Arranjo ótimo e gravação muito boa, mas não deixa de ser um ‘prato requentado’.

‘I’LL WAIT AND WAIT’  [Ben Raleigh-John Gluck, Jr.]  ar.: Sammy Lowe -  A melodia tinha quase 100 anos quando gravada em 1964, pois é a valsa ‘Contos dos Bosques de Viena’ de Johannes Strauss.  Sammy Lowe fez um rock com uma marcação de sino-de-vaca.  O play-back ficou supimpa.  Tanto que Rita gravou em alemão em cima desse play-back apenas duas semanas depois, em Berlin, e fez sucesso lá com ‘Mein Jack, der ist Zwei Meter gross’.  Eu conheci a versão alemã antes de ouvir o ‘Small Wonder’ – oito anos depos, em 1972. Sempre preferi o ‘Mein Jack’.

‘RUBBER BALL’Bolinha de borracha –  [A. Orlowski-A. Schroeder] ar.:  Charles Calello – Já tinha sido gravada e levada até o # 6 por Bobby Vee em 12 Dez 1960. Mas o arranjo de Charles Callelo é realmente ótimo e o andamento sensacional. Rita, apesar do inglês, brilha. Mais comentários, vide ‘Volvió la Pecosita’.

‘NO ONE ELSE WILL EVER TOUCH ME’Ninguém me tocará nuncaCome te non c’è nessuno   [Vassallo;  English words: Ebb]  Só pelo título já se vê que é uma ‘bomba’. Imagina um título desses em 1964. O mundo já tinha mudado bastante para que garotas ainda fizessem votos de castidade eterna. Os tempos estavam mudando rapidamente e o produtor não percebeu. Parece incrível que seja versão de uma preciosidade chamada ‘Come te non c’è nessuno’.  Estragaram a letra e o rítmo ficou anêmico. Não se sabe nem o nome do arranjador.

‘HOW LOW IS LOW’ - [Ben Raleigh-Jeff Barry]  ar.: Sammy Lowe.  Mais uma das gravações pioneiras em inglês.  Infelizmente uma musica inexpressiva, cujo título ‘How low is low’ [Quanto baixo é baixo] condiz com a qualidade [ou falta de] dela.


Observações finais:

Diferentemente de ‘The International Teen-age Sensation’ que contém 12 pequenas obras-primas, esse ‘Small Wonder’ não chega a ser ruim.  Eu o dividiria assim: um terço é ótimo [‘Turn her down’, ‘If you got a mind to’, ‘Rubber ball’ e ‘Wait for me’];  o segundo terço é de ótimo a bom [‘Baby’, ‘Lipstick’, ‘Splish splash’, ‘I’ll wait and I’ll wait’ ] e o ultimo terço é realmente de ‘amargar’ [‘He’s got everything’, ‘How low is low’ e as duas versões ‘It’s not easy’ e ‘No one  else will ever touch me’]. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário